quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Transporte Público e Acessibilidade: Um problema para a Educação Física Escolar

A deficiência é um assunto latente em nossa sociedade e os direitos reservados a pessoa deficiente são assunto de discussão e debate em diversas esferas. Na escola também deve acontecer assim, os alunos dos 2ºs anos do Colégio Estadual Rui Barbosa em Maracanaú e da EEFM Eunice Weaver em Maranguape tiveram durante estas duas últimas semanas discussões e informações em relação ao tema, dentro do conteúdo esportes adaptados na disciplina de Educação Física.


Na disciplina escolar são abordads questões relacionadas aos diferentes tipos de Deficiência, Esportes Adaptados, Paraolímpiadas, Acessibilidade, Direitos do Deficiente e Intervenções Sociais junto ao Tema.

Como trabalho de intervenção os alunos ficaram encarregados de pesquisar junto as empresas de ônibus que atuam em seus municípios (Via Metro, São Paulo, Maranguape, Penha, Itapebussú e Fretcar) qual a porcentagem de ônibus adaptados para deficientes em suas respectivas frotas e fazer um comparativo com os dados do estado de São Paulo que hoje só comporta 23% de sua frota adaptada.

Segundo a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, em seu capítulo VI, ‘Os veículos de transporte coletivo deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO! (CLIQUE AQUI) 


Dos dados obtidos o que nos chamou maior atenção foi o da Empresa Via Metro que apresenta 60% dos carros adaptados, de um total de 130 veículos operando em Maracanaú. Média bem acima do estado de São Paulo. Segundo o diretor da frota André Luis todos carros comprados depois de 2009 já chegam adaptados, o que significar dizer que é uma frota de carros novos.


É importante que cada vez mais os jovens se envolvam em discussões desta natureza e que sejam propostas intervenções que lhes leve a refletir sobre como funciona e qual o seu papel como agente modificador da sociedade.

Os alunos discutiram em sala os resultados das outras empresas e sugeriram uma campanha via redes sociais para sensibilizar as empresas da importância de se fazer cumprir a lei. Para a Empresa Via Metro deixaram os parabéns pelo compromisso social e a sugestão de tentarmos efetivar os 100% até as Olímpiadas de 2016. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário